jusbrasil.com.br
20 de Agosto de 2017

O Presidente Macri e a (in)Segurança da Informação

O perigo das publicações de informações pessoais na grande rede.

Cleórbete Santos
Publicado por Cleórbete Santos
há 2 anos

O recém-eleito presidente da Argentina, Maurício Macri, postou em seu perfil público do Facebook, na última terça-feira (19), uma foto de dois bilhetes de passagens aéreas da AirFrance e a legenda "RUMBO A DAVOS", em referência à cidade que fica nos alpes suíços e destino de férias de turistas do mundo todo.

O problema é que com as informações expostas na imagem, qualquer pessoa terá acesso, por meio do website da companhia aérea, às informações pessoais do comprador das passagens (que podem ser as do próprio presidente) e de outros passageiros incluídos na compra, além de poder, por meio de ataques como Engenharia social [1], alterar as informações dos tickets de viagem.

O nome completo dos passageiros, e-mail, telefone, número do cartão fidelidade, assentos na aeronave, quantidade de bagagens e horários e números dos vôos são algumas das informações que podem ser acessadas pelo site da AirFrance usando-se o número do e-ticket presente na foto publicada na rede social pelo presidente.

Eis mais um caso de descuido no uso da tecnologia que pode levar a maiores prejuízos (as informações coletadas podem ser utilizadas em outros ataques no mundo físico ou eletrônico).

[1] "Engenharia social é a arte de manipular alguém para que execute uma ação." (HADNAGY, 2011)

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Excelente artigo meu amigo. continuar lendo